Páginas

domingo, 15 de fevereiro de 2015

Valentine's day

Ontem, dia 14 de fevereiro, é comemorado o dia dos namorados no Canadá, chamado de Valentine's day, ou dia de São Valentim. Porque ele?
Valentim foi um bispo que bateu de frente contra o imperador romano Cláudio II, lá na idade média, onde este último proibiu casamentos durante as guerras pois acreditava que soldados solteiros seriam melhores combatentes. Valentim ignorou essa imposição e continuou celebrando casamentos, e por isso foi preso e condenado à morte. Durante a prisão, ele apaixonou-se por uma menina cega, e reza a lenda que lhe devolveu a visão. Antes de sua morte, ele deixou uma carta a ela assinado "de seu Valentim", referindo-se como namorado. Esta expressão é utilizada até hoje, onde os dizeres de lojas e presentes do dia dos namorados ainda trazem "Valentim" como sinônimo de "namorado". Ele morreu no dia 14 de fevereiro, véspera das comemorações anuais de Juno (deusa romana do matrimônio) e Pan (deus romano da natureza), onde haviam rituais para garantir a fertilidade. Por isso, este dia foi considerado como dia dos enamorados.
É costume neste dia deixar mensagens de amor, e, apesar da tecnologia, cartões ainda são muito utilizados para isso. As lojas inundam-se de lembranças românticas e vermelhas, basicamente voltadas à flores, objetos com corações e cartões. Também é comum doces em formato de coração feito pela própria pessoa. Não há tanta procura por restaurantes como no Brasil, onde é impossível sair para jantar no dia dos namorados de tanta gente. Como é cultura daqui, eles valorizam o "faça você mesmo", tanto para refeições como para presentes. Nas escolas ainda é costume fazer cartões comemorativos e entregar para alguém que a criança goste, bem como vemos nos filmes. Ursos de pelúcia e flores também são símbolos do dia. Muitas pessoas enfeitam as casas com corações e flores vermelhas em comemoração ao Valentine's day. É um dia bastante romântico e aparenta ser um pouco menos comercial que no Brasil (posso estar enganada), pois se valoriza mais o estar junto. E, ao contrário do Brasil, o dia seguinte não é de promessa para solteiros... Aqui se celebra somente o amor, seja em qual sentido for, e por isso os solteiros não são excluídos das comemorações. Cada um celebra do seu jeito e com quem considerar que mereça seu amor, seja de namorado, de familiar ou de amigo. Bem mais democrático, não?!

Trago algumas fotos para exemplificar o que encontramos por aqui (fonte: Google images)










Nenhum comentário:

Postar um comentário