Páginas

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Jeitinho brasileiro na procura por trabalho no Canadá

Em um post anterior (aqui) comentei sobre o mercado de trabalho daqui e como ele não é tão fácil e atrativo como visto de fora, e através dele conversei com muitos brasileiros que pensam em vir para cá. Confesso que um detalhe me assustou bastante: a convicção que com um "jeitinho" se consegue qualquer coisa. "É só jogar uma 'conversa forte' no empregador, dizendo que tá precisando, que ele te ajuda". "Mas quando eu chegar aí vou passar a conversa e conseguir emprego logo". "Você precisa aprender a 'fazer cena' para conseguir emprego".
Gente, aqui não é Brasil! Se isso funciona aí, no primeiro mundo não!
Ou você é bom e consegue mostrar isso ou não tem emprego. Essa é a lógica canadense, e você só conseguirá fugir dela se tiver um bom (mas bom mesmo!) QI (quem te indica), ou for amigo do empregador.
Se você chegar com a conversa de que está em outro país e está precisando de dinheiro, é muito provável que você ouça o conselho "volte para o seu país, então", pois o interesse é seu em estar aqui. E nunca se esqueça que aqui você é estrangeiro: é você quem precisa se adaptar às regras e organizações do país, não o país a você.
Um pequeno e útil conselho: Se você pensa que com o "jeitinho brasileiro" se dará bem em qualquer lugar, fique no Brasil, pois isso faz parte da nossa cultura. Não venha para o primeiro mundo acreditando que é fácil passar a conversa. Faça um bem para você mesmo e para todos nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário