Páginas

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

O que vestir no inverno?

As vestimentas daqui, a temperatura e a calefação são verdadeiros mistérios para nós, brasileiros. Afinal, como conseguimos ficar de "manga de camisa" quando lá fora a temperatura é negativa? Calma, caro leitor... Isso é mais simples do que parece.
Primeiro, preciso contextualizar o inverno daqui: é frio, muuuito frio, e por isso as pessoas aprenderam a se manter aquecidas. Todas as casas/comércio são equipadas com calefação, que passa de 4 a 6 meses do ano funcionando. Porque isso? Seria completamente inviável aguentar temperaturas negativas todos os dias se a devida proteção. Isso significa que dentro de casa, do trabalho ou da escola vai estar a nossa "temperatura ambiente", por volta de 20 a 25 graus. Lá dentro se usa roupa leve, como calça jeans, camiseta e sapato pouco quente. E esse é o dia a dia das pessoas.
Mas e lá fora? Para sair de um lugar e chegar a outro, mesmo que de carro, você necessariamente passa pelo frio. Como superar isso? Com as roupas de frio daqui, claro! As roupas de inverno possuem muita tecnologia, sendo leves e quentes ao mesmo tempo. Com um casaco de frio é possível enfrentar temperaturas negativas utilizando apenas uma camiseta por baixo, e sem passar frio. Geralmente os casacos também são impermeáveis para enfrentar a neve, chuva e vento e possuem capuz para proteger por completo. Muitos possuem "pelos" no capuz para que a neve pare neles e não atrapalhe a visão. Assim:


Esses pelos ajudam muito em dia de neve e chuva, e não são "para bonito", como costumamos pensar no Brasil. Por dentro dos casacos geralmente há algum material reflexivo, para manter a temperatura corporal, ou "pelúcia" para aquecer. Alguns são forrados, outros não - depende de quanto frio você pretende enfrentar. O casaco é a peça chave do inverno. Com um bom casaco é possível enfrentar qualquer condição climática e temperatura. Lã não é muito útil no inverno por ser pesada, não proteger da água e geralmente não ser tão quente quanto sintéticos. Você deve estar intrigado de não conhecer um casaco assim... E realmente, não possuímos casacos tão quentes no Brasil pois não temos calefação e precisamos de muitas peças de roupa para nos mantermos quentes. O casaco é só a parte de fora, o "charme". Aqui não, ele é o que faz todo o trabalho pesado, desde o aquecimento até a proteção às péssimas condições climáticas. E um só é suficiente para todo o inverno, e até para mais de um inverno, pois ele é a proteção para fora de casa - ou seja, você vai usar todos os dias, mas não todo o dia. Veja alguns modelos de casaco que encontramos aqui:

A segunda peça mais importante é a bota, e segue a mesma lógica do casaco: precisa ser quente, proteger do vento e da água. E mais um item super importante: precisa nos manter estáveis na neve, sem quedas. Geralmente as botas tem uma espécie de pelúcia interna e são revestidas de couro ou silicone para proteger da água. Elas são um pouco diferentes do que estamos acostumados. Veja alguns exemplos femininos:




Tem muita gente que usa essas botas na rua e troca no trabalho, e muitos que usam o tempo todo. Depende de quanto calor cada um sente e das exigências do trabalho/estudo.
O solado, para ser eficiente na neve, precisa ter boas garradeiras, assim:


Esses dois itens não tem como fugir, precisam ser comprados aqui. Os nossos casacos e botas brasileiros não vão dar conta de enfrentar o inverno daqui, tampouco as ásperas condições climáticas. 
Tendo um bom casaco e uma boa bota, as demais peças são nossas velhas conhecidas. Calça e camiseta não vou me ater em explicar pois todos conhecemos, e cada um tem seus gostos. Eu gosto muito de usar vestido e meia calça, mas confesso que não estou conseguindo, pois a meia calça não dá conta de barrar o vento e aquecer o necessário. Então vamos aos acessórios:
Por mais que você não goste, vai precisar de touca e luvas. Existem vários modelos, para todos os gostos, mas encontramos basicamente essas toucas (femininas):





E tem também o mais sensacional, que é o protetor de orelha:


E luvas:




As primeiras são as mais comuns. Muitas tem dispositivos que permitem que você mexa no celular mesmo utilizando elas. As segundas são as mais interessantes: sem dedos, que permitem que você tenha agilidade, e com uma capinha que você recobre quando estiver muito frio. As terceiras são as mais quentes. Todas elas são encontradas em diversos materiais, cores e modelos. 
Atenção!! Você pode trazer toucas e luvas que tiver no Brasil, elas vão ser muito úteis aqui. Ou seja, não é necessário ter esses acessórios daqui, pois não vão ser muito diferentes do que encontramos lá.

Meias:
Geralmente as botas são apeluciadas, consequentemente, quentes. Uma meia soquete comum é suficiente. Trouxe meias de lã e não consigo usar nem em casa...

Cachecol:
Mesma regra das luvas e toucas: tem para todos os gostos e estilos e os brasileiros vão ser úteis aqui. Até agora só comprei um aqui porque gostei, mas não por necessidade. Os que trouxe do RS estão sendo bem úteis.

Blusas de lã não são úteis aqui - dentro de casa vai ser quente demais e na rua o casaco é suficiente. Moletom pode ser interessante, mas não é essencial. Blusas de lã finas também. Colete de lã ou outro material quente é útil. Proteção extra para calça também não é tão útil, a não ser que você fique muito tempo fora de casa, no frio. 

Mas cuidado! Essa descrição é para sair de um lugar rumo a outro, sem ficar tanto tempo no frio. Se você planeja fazer grandes caminhadas, trabalhar ao ar livre ou passar muito tempo fora de um local aquecido o ritual muda, e você precisará mais roupas e peças mais quentes. 
Até agora tenho me virado bem com calça jeans, camiseta, o casaco, uma bota, luva (tenho 2 pares mais por charme do que utilidade), cachecol (que tenho vários por paixão, não por necessidade), protetor de orelha (tenho cabelo comprido e não sinto necessidade de touca) e meia comum. Já enfrentei neve, chuva, frio, calor... Sempre com o mesmo "uniforme".

O que trazer para passar o inverno aqui?
- Traga calças, camisetas, roupas íntimas e meias à vontade e quantas quiser, pois você vai usar;
- Não traga roupas pesadas de inverno, como blusões de lã. Traga no máximo moletom e blusas de lã leves, e poucas;
- Traga toucas, luvas e cachecóis que você tiver;
- Se quiser trazer bota, traga só uma e de preferência com bom solado. A minha tem solado liso e está no armário desde que cheguei;
- Traga tênis se tiver e gostar de usar pois vai ser útil depois que o frio passar;
- Não traga sapato de salto, a não ser que seja exigência do trabalho ou tenha alguma festa para ir. Eles serão pouco úteis aqui;
- Se quiser trazer "cuecão" por prevenção, traga um apenas;
- Meia calça vai ser útil depois do inverno, ou como "cuecão" em caso de necessidade;
- Roupas de meia estação pode trazer à vontade também;
- Guarda chuva não é útil aqui - o casaco e a bota vão te dar a proteção necessária. Ainda não vi pessoas usando guarda chuvas, no máximo capa de chuva, se o casaco não for impermeável;
- Casaco de lã não é muito útil no inverno, mas pode trazer para quando o frio amenizar.

No final das contas você percebe que é mais simples que nosso inverno - com um bom casaco, uma boa bota e acessórios e roupa leve como "base" você passa todo o inverno sem mistério.

* Fonte das imagens: google imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário