Páginas

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Ir para o Canadá com oferta de trabalho é fácil?

É realmente muito difícil conseguir trabalho estando fora do país. Sabe porque? Para um empregador canadense contratar um estrangeiro ele precisa comprovar para o governo que não há nenhum cidadão canadense apto a realizar aquela função. Ou seja, o trabalhador precisa ser muito qualificado e ter um diferencial muito bom para conseguir a oferta de emprego estando fora do Canadá. Além disso, para qualquer empregado, a burocracia e os custos para contratar um trabalhador não canadense, ou que não tenha residência permanente (imigrante) são bem maiores do que contratar um cidadão. Como o mercado de trabalho não é exatamente como nos descrevem ou imaginamos, conseguir oferta de trabalho estando fora do Canadá é praticamente ganhar na loteria. Além disso, muitas profissões são regulamentadas, e para trabalhar na área, é necessário validar o diploma antes, o que impossibilita oferta de emprego prévia. Para saber mais sobre isso, recomendo um post do blog "Canadá para Brasileiros" que pode ser acessado aqui.
Além disso, existe outra barreira que é adaptar os conhecimentos e experiências prévias à realidade canadense e a forma de apresentação. É preciso muita paciência até conseguirmos trabalhar da forma como nos habituamos e escolhemos. Até lá provavelmente você precisará trabalhar em emprego de pouca qualificação, pois precisará dinheiro para o processo, domínio da língua e experiência prévia no país para o histórico profissional e referências. 
Então, não tem saída: o melhor caminho é chegar aqui de mansinho e ir se preparando aos poucos, conforme as exigências do mercado de trabalho daqui e suas formações. Querer pular etapas só vai atrapalhar o processo, atrasá-lo ou até mesmo inviabilizá-lo. Tenha em mente que o tempo daqui é mais lento que o nosso, e as respostas demoram mais por vir. Pode demorar mais de mês para se obter uma resposta sobre um currículo enviado, ou aplicação de emprego, e aqui é normal. Ninguém corre contra o tempo, a não ser nós, por termos sido treinados no Brasil para isso. E nem pense em utilizar o "jeitinho brasileiro" para acelerar ou facilitar as coisas. O máximo que você vai conseguir é ser visto como um babaca.






Nenhum comentário:

Postar um comentário