Páginas

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Guia de medicações

As farmácias aqui possuem uma organização diferente, que confesso que demorei para me adaptar e entender. Geralmente se encontra farmácias nos supermercados e minimercados dentro das farmácias. Porquê? Por que a maioria das medicações só podem ser adquiridas com receita, e as 'comuns' são poucas. Vamos por partes.

Como trazer medicação?
Para quem faz uso de medicação contínua ou prescrita, é possível trazer quantidades grandes de medicação desde que acompanhadas da receita e nota fiscal. Se for possível, e de preferência, traga um atestado do médico dizendo que você faz uso contínuo de tal medicação. Com a devida identificação, os aeroportos aceitam que elas sejam carregadas na bagagem de mão. Medicações sem prescrição, como comprimidos para dor de cabeça, não necessitam dessa burocracia mas também só são aceitos em quantidade pequena. Geralmente não complicam com eles, mas se for uma quantidade exorbitante podem gerar problemas. Seja razoável quanto a isso, e, caso seja do seu costume utilizar, traga dorflex/relaxante muscular e flaconetes para o fígado pois não são vendidos aqui, e outros que você não vive sem. Comprimidos para dor e anti inflamatórios são de fácil acesso, não necessitando o risco.

Como comprar medicação?
Após uma consulta médica, você se dirige à farmácia com a prescrição e o farmacêutico vai preparar a medicação para você. Ele vai manipular ou pegar a medicação comercial, de marca ou genérica, e colocar a dose exata em um pote com seu nome e instruções de uso. Simples! Nem mais, nem menos.
A única exigência é ter a receita...

Se você usa medicação contínua, procure trazer para o tempo que ficar aqui ou, se não for viável, traga um atestado do seu médico dizendo qual medicação você usa, por quanto tempo e por qual motivo. Assim que chegar aqui, procure um médico que te acompanhará pelo período que morar aqui, e apresente a ele a descrição para que continue o tratamento.
Isso vale também para pílulas anticoncepcionais! Não esqueça que na troca de pílula é necessário se cuidar no primeiro mês. Se você não está querendo incômodos ou bebês fora do tempo previsto, traga a quantia necessária do seu anticoncepcional usual. Para comprar aqui é necessário prescrição também.

E medicações comuns?
Nas prateleiras é possível encontrar medicações que não exigem receita médica, mas são para problemas "comuns".
Quais?
Dor de cabeça, dor muscular, azia e má digestão, gripe e sinusite, colírio, medicações para alergia, diarreia, prisão de ventre, anti inflamatórios, conservantes de lentes de contato, artrite e cólica, basicamente.

Muitas medicações que conhecemos no Brasil e são populares por lá não existem por aqui, ou são proibidas. Um exemplo clássico é o nosso dorflex, cujo componente, a dipirona, é de venda proibida.
Porquê????
Em um estudo constatou-se que há uma chance minúscula de, com o uso indiscriminado, ele desencadear reações que levam à morte. Como o uso por aqui era exagerado, como ainda é no Brasil, eles decidiram por proibir. Isso se estende aos EUA e parte da Europa. Ou seja, se você pretende vir para cá e é usuário assíduo de alguma medicação com relaxante muscular, traga um estoque! Eu costumava usar dorflex ou tandrilax para enxaqueca, e aqui não encontro nem eles, tampouco similares.

E como me viro?
Pois bem, vou compartilhar um pequeno esboço das medicações comuns para facilitar a quem vem.

Dor de cabeça, febre, artrite e dor muscular
É possível encontrar várias versões da mesma medicação e com diferentes indicações na caixa, mas elas são, basicamente, de mesma composição.
Existem 3 tipos básicos de medicação para isso: Acetaminophen (nome do nosso paracetamol), Ibuprofen (nosso Alivium) e Acid Acetilsalicilic (nosso AAS), todos encontrados em mais de uma marca, que trago como exemplo:





Para dor muscular, também existem pomadas e compressas, ambas de uso tópico:




Azia e má digestão
Antiácidos são muito comuns por aqui, vendidos em embalagens muito grandes. E essa é a única diferença dos nossos. Existem comprimidos, líquido, efervescente (como o nosso Eno) e pastilhas.



Diarreia, gases e desconforto intestinal
Equivalente ao nosso imosec, aqui é vendido como imodium.

Antialérgicos
Basicamente são encontrados como loratadina/Desloratadina, fexofenadina (Allegra) e clorfeniramina (Polaramine):





Gripe, resfriado e sinusite
Geralmente vem em versões para o dia, para a noite, ou ambos, e na caixa está escrito "cold & flu" ou "cold & sinus"


Dúvidas quanto a alguma medicação específica?
Deixe nos comentários que respondo caso a caso!


4 comentários:

  1. Ótimo post!
    O dorflex é proibido mas posso entrar com ele?
    Vou passer um mes no Canada estudando, pensei em levar dorflex, Dipirona gota, Dordente, buscopan composto...

    Consigo entrar com poucos comprimidos de cada?

    Tatiana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vim com dorflex e mais algumas medicações comuns, como eparema e tilenol, e ninguém me questionou. Sei de outras pessoas que vieram com medicação e também foi tranquilo. Eles complicam mesmo é com medicação prescrita. As outras é tranquilo.
      Buscopam você encontra aqui, mas sempre é bom ter alguns de emergência.

      Excluir
  2. Muito informativo seus posts, estão me ajudando muito. O único medicamento que tomo é Finasterida de 1 mg, é pra queda de cabelo (ehehe, fazer o quê), será que pra esse tipo de medicação preciso de receita? Sabe se por ai consigo encontrar facilmente, ou vou precisar de uma receita? Thanks.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei porque, mas precisa de receita... E a do Brasil não vale! É melhor trazer alguns do Brasil, pelo menos até encontrar um médico que possa te receitar.

      Excluir