Páginas

domingo, 22 de fevereiro de 2015

Sobre o trânsito

O trânsito daqui não tem mistério, e por isso flui bem. Halifax é uma cidade pequena, e o trânsito acompanha essa realidade. As ruas que ligam os principais pontos da cidade e tem mais de 3 vias possuem sinais luminosos que indicam qual é o sentido vigente - uma via sempre vai, a outra sempre vem e as restantes modificam-se conforme o horário e fluxo. Uma solução simples e prática. Alguns sentidos também se modificam no horário de pico, em que fica proibido dobrar em algumas ruas ou seguir determinado trajeto.
O horário de pico também é estendido, porque não há um horário fixo de funcionamento dos serviços, o que dilui o trânsito ao longo do dia. E o pedestre tem sempre razão - nas faixas de pedestre existem sinais luminosos que se acendem quando um pedestre pede passagem, e os motoristas respondem parando automaticamente para essa travessia. Mesmo onde não há faixa de pedestre os carros param e respeitam a passagem. E em todas as sinaleiras há sinal para pedestre também.
O trasporte coletivo não é ruim, com tarifa única mensal. Os ônibus são pontuais, contemplam quase toda a cidade e as rotas são organizadas por terminais em pontos estratégicos que organizam o trânsito. Andar de ônibus é tranquilo mesmo à noite, apesar de os horários serem espaçados (geralmente de meia em meia hora).
Os motoristas aprendem a sempre checar os pontos cegos do carro, evitando muitos acidentes com isso. Aliás, vi pouquíssimos acidentes, geralmente em dia de neve, em que é fácil perder o controle do veículo. Nas rótulas sempre se respeita a preferência. Existe engarrafamento como em qualquer cidade, mas ele se desfaz rapidamente, e quase não existem imperfeições na pista - as que existem geralmente são da amplitude térmica, com fendas no asfalto, e não buracos.
Sei que romantizo um pouco minha visão quanto ao trânsito daqui, mas confesso que estou encantada. Em Santa Maria, onde morava, o trânsito é caótico e fica congestionado por muitas horas, todas as manhãs e tardes/entardecer. Os ônibus estão sempre lotados, atrasados e a tarifa não é proporcional à qualidade. A violência é alta, e sair de casa, seja de carro ou ônibus, é sinônimo de ter medo de assalto. Quase todos os dias acontecem acidentes, geralmente por causa do congestionamento e desatenção, imprudência ou má conservação da pista, e os pedestres não são respeitados nem respeitam sua vez - atropelamento também é comum por lá. Os motoristas são impacientes e buzinam demais.
Poder ver esses problemas beeem reduzidos aqui é quase estar no paraíso. É fácil prever o tempo de percurso, e se você faz o mesmo trajeto todos os dias na mesma hora, vai saber quase com exatidão a hora que sai e que chega. A única exceção são os dias de neve, em que o trânsito fica mais lento e por vezes linhas de ônibus são desviadas. E tudo gira em torno de uma questão bem simples: respeito mútuo. Por isso que o trânsito flui, por isso que as ruas são conservadas, por isso existem poucos acidentes. Simples assim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário