Páginas

domingo, 15 de fevereiro de 2015

Sobre Halifax

Falo muito sobre o Canadá mas agora percebi que ainda não falei sobre Halifax. Então, este post é dedicado exclusivamente à ela!
Halifax é uma cidade portuária na costa leste canadense, construída às margens do Oceano Atlântico, e capital da pequena província de Nova Scotia, com aproximadamente 400 mil habitantes. Tem uma economia baseada no mar, no exército, nas universidades e no comércio, além de um turismo bastante acentuado. O porto é sua marca registrada e maior riqueza, pois é um dos maiores e mais importantes do Canadá e do Oceano Atlântico. A cidade está circundada pelo oceano e muitos lagos naturais, de diversos tamanhos. Inclusive os desenhos das ruas são feitos a partir deles. Tem paisagens lindas, e muitas ruas em subidas e decidas. No inverno possui um charme ainda mais especial, com as árvores sem folhas, a neve que pinta de branco a paisagem e os lagos que congelam, alguns virando grandes pistas de patinação.
Para quem busca uma cidade tranquila para construir uma família, Halifax é perfeita! Pequena, bem organizada, segura e tranquila. Para quem busca estudar, também é ótima! Aqui estão ótimas universidades, como a Dalhousie (maior delas e mais bem conceituada), Saint Mary e Kingston. Para quem busca estudar ou trabalhar com oceanografia, é ideal, pois a cidade praticamente vive do mar. Para quem quer seguir carreira militar, principalmente na marinha, também é ótima. Para quem quer trabalhar, no entanto, recomendo fazer uma busca aprofundada da área de trabalho aqui, pois é escassa por ser uma cidade pequena. O governo canadense mantém um banco de empregos online, bem interessante a quem quer realizar essa busca. O link está aqui e é nacional.
A qualidade de vida da cidade é excelente, e por aqui encontramos muita gente idosa independente e de bem com a vida. Existem muitos parques e pistas de caminhadas, e em todas as partes da cidade encontramos centros comunitários equipados de bibliotecas, academias, muitos tem piscinas, e muitos projetos gratuitos, como aulas de inglês, de yoga, de ginástica, de tricô... E de infinitas possibilidades. A cidade também é muito segura, e possui muitos postos de polícia e bombeiros para que esses serviços sejam ágeis independente de onde forem chamados. O comércio é relativamente variado, e o custo de vida não é alto. Os centros comerciais são espalhados - encontramos mercados, farmácias e lojas de utilidade em todos os cantos, não apenas no centro. O transporte público é eficiente, pontual e organizado, porém a frequência dos ônibus é baixa, geralmente de meia em meia hora. Mas dá pra confiar e se virar tranquilo só com ônibus. Carro é um conforto e facilidade, mas não é tão indispensável como é no Brasil. Dá pra andar de ônibus à noite sem ser necessariamente assaltado e as linhas contemplam quase toda a cidade, com vários terminais em pontos estratégicos que fazem uma boa distribuição das linhas. Os ônibus são manipulados somente pelo motorista, sem cobrador, e o pagamento da tarifa é feito direto a ele. Pode-se pagar a cada viagem (mas tem que ter o valor trocado, de $2,50, pois não há troco), e em 90 minutos há a possibilidade de utilizar um transfer com a mesma tarifa, sem precisar pagar de novo, ou pode-se comprar um passe mensal e andar quanto quiser, no valor de $78,00, que vale muito a pena.
A história de Halifax é marcada por duas grandes tragédias marítimas: a primeira, e mais conhecida, é a do Titanic. Quem atendeu ao chamado do navio naufragado, lidou com seus destroços e com suas vítimas foi o porto de Halifax. O Museu da História Marítima do Atlântico (que descrevo aqui) conta toda a história do navio e da tragédia, e possui seus destroços em exposição. Muitos dos mortos no naufrágio foram enterrados aqui na cidade, em três cemitérios distintos que são pontos turísticos até hoje. Alguns anos depois ocorreu uma segunda tragédia, de escala local mas não menos grave, que foi a grande explosão, ou "Halifax Explosion". Durante a primeira guerra mundial, dois navios, que estavam nas redondezas do porto, chocaram-se - um deles carregado de explosivos para a guerra. Deste acidente resultou uma monstruosa explosão, devastando boa parte da cidade e de Darthmouth (parte da cidade que fica do outro lado do porto - "pra lá da ponte"). Neste acidente cerca de 2 mil pessoas perderam a vida e outras 9 mil pessoas ficaram feridas, além de mais da metade das casas da cidade ficarem devastadas. Isso aconteceu no ano de 1917, quando a cidade era menor que é hoje e em meio à primeira guerra mundial e no auge do inverno congelante daqui. Dá para se imaginar a dimensão que ela tomou... Halifax praticamente renasceu das cinzas.
Voltando a Darthmouth, por muitos anos essa parte foi uma cidade independente, e também aconteceram muitas guerras entre Halifax e Darthmouth para disputar quem comandaria quem. A divisa de ambas é feita geograficamente por um braço do oceano que circunda ambas - de um lado fica Halifax e de outro Darthmouth, ligados por duas principais pontes e uma balsa que atravessam essa baía. Hoje ambas fazem parte de uma mesma cidade, mas são distintas e possuem funcionamento diferente. Halifax é o centro, onde estão os escritórios do governo municipal e estadual e os principais serviços e universidades, sendo, por isso, mais cara e movimentada. Darthmouth é um local mais barato para viver, com grandes lojas e prédios (o maior Shopping está lá, e muitas lojas grandes também), e que muita gente escolhe fixar residência pelo preço e facilidades e ir trabalhar ou estudar em Halifax todos os dias, já que o transporte público ainda tem certa qualidade e confiabilidade.
Seguem algumas fotos (fonte: Google images):












Nenhum comentário:

Postar um comentário