Sim, é! Mas aqui existem algumas peculiaridades, compartilhadas com boa parte dos países que possuem inverno rigoroso.
Para começar, as casas aqui não possuem tanque. Isso mesmo: não é costume lavar roupas à mão, todas elas vão para a máquina. Varal é artigo raro, mas algumas casas possuem - mas só para ser usado no verão.
E como faz para secar??
As roupas vão da lavadora direto para a secadora - todas, desde toalhas até a roupa mais delicada (a máquina possui vários programas, de acordo com cada necessidade). Ok, tem alguns pontos negativos, como o desgaste das roupas, e roupas de algodão encolhem. Mas com o frio que faz aqui, mais o período de neve, que é extenso, não tem outra saída - ou seca a roupa na secadora, ou ela não seca. E outra - o pessoal aqui não perde muito tempo na rotina da casa, só faz o necessário, sem frescura. Utilizar máquina para lavar e secar roupas economiza muito tempo.
Mas é só isso?
Existe outra diferença: nem todas as casas tem lavanderia. Nos prédios, é comum ter uma lavanderia comunitária, que todos utilizam, e não ter lavanderia nos apartamentos. Para quem não tem lavanderia em casa, também é muito comum lavanderias comerciais que, diferente das nossas, possuem máquinas de lavar roupa e secadoras à disposição. Basta colocar moedinhas para poder utilizá-las (o valor depende da quantia de roupas e tempo de lavagem). Não tem um funcionário que faça isso, é você mesmo que faz. Ou seja, você "aluga" a máquina em vez de tê-la em casa.
Compartilhar a máquia? Isso não é nojento?
Como mencionei acima, aqui não tem frescura nas rotinas de casa. A roupa suja pode ser nojenta, sim, mas ela não sai da máquina limpa? Teoricamente, quando você for usar, a máquina também está limpa, pois devolveu as roupas anteriormente lavadas limpas. E pra ser sincera, ninguém se importa muito com isso.
Mas não é caro?
As lavanderias daqui são diferentes das nossas, no Brasil, em que há uma (ou mais) pessoa que faz isso por você - por isso, caras. Aqui não existem funcionários que fazem isso, é você mesmo quem faz, e lavar a roupa custa algumas moedas - afinal, gasta de luz e água - que não são muito mais do que lavar em casa. Só há um porém: o custo é por lavagem. Então, se fizermos como no Brasil, de lavar roupas claras, coloridas, escuras e delicadas separadamente pode sair muito caro. Existem roupas que precisam ser lavadas separadamente, claro, mas a maior parte das roupas vão juntas para a máquina - no máximo separa-se claras e escuras. Por incrível que pareça, não mancha. As roupas ficam desgastadas mais rapidamente, claro. Mas essa é a rotina aqui.
E se eu precisar de lavagem especial?
Existem também lavanderias industriais que fazem lavagens especiais, como a seco ou em roupas delicadas. Mas essas são como as nossas, com funcionários, e mais caras do que as tradicionais. Para roupas delicadas ou especiais, vale a pena, mas não para as roupas do dia a dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário