Páginas

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Como lavar roupas no Canadá

Como assim?? Lavar roupas não é o mesmo processo em qualquer lugar do mundo??

Sim, é! Mas aqui existem algumas peculiaridades, compartilhadas com boa parte dos países que possuem inverno rigoroso.
Para começar, as casas aqui não possuem tanque. Isso mesmo: não é costume lavar roupas à mão, todas elas vão para a máquina. Varal é artigo raro, mas algumas casas possuem - mas só para ser usado no verão. 

E como faz para secar??

As roupas vão da lavadora direto para a secadora - todas, desde toalhas até a roupa mais delicada (a máquina possui vários programas, de acordo com cada necessidade). Ok, tem alguns pontos negativos, como o desgaste das roupas, e roupas de algodão encolhem. Mas com o frio que faz aqui, mais o período de neve, que é extenso, não tem outra saída - ou seca a roupa na secadora, ou ela não seca. E outra - o pessoal aqui não perde muito tempo na rotina da casa, só faz o necessário, sem frescura. Utilizar máquina para lavar e secar roupas economiza muito tempo.

Mas é só isso?

Existe outra diferença: nem todas as casas tem lavanderia. Nos prédios, é comum ter uma lavanderia comunitária, que todos utilizam, e não ter lavanderia nos apartamentos. Para quem não tem lavanderia em casa, também é muito comum lavanderias comerciais que, diferente das nossas, possuem máquinas de lavar roupa e secadoras à disposição. Basta colocar moedinhas para poder utilizá-las (o valor depende da quantia de roupas e tempo de lavagem). Não tem um funcionário que faça isso, é você mesmo que faz. Ou seja, você "aluga" a máquina em vez de tê-la em casa. 

Compartilhar a máquia? Isso não é nojento?

Como mencionei acima, aqui não tem frescura nas rotinas de casa. A roupa suja pode ser nojenta, sim, mas ela não sai da máquina limpa? Teoricamente, quando você for usar, a máquina também está limpa, pois devolveu as roupas anteriormente lavadas limpas. E pra ser sincera, ninguém se importa muito com isso. 

Mas não é caro?

As lavanderias daqui são diferentes das nossas, no Brasil, em que há uma (ou mais) pessoa que faz isso por você - por isso, caras. Aqui não existem funcionários que fazem isso, é você mesmo quem faz, e lavar a roupa custa algumas moedas - afinal, gasta de luz e água - que não são muito mais do que lavar em casa. Só há um porém: o custo é por lavagem. Então, se fizermos como no Brasil, de lavar roupas claras, coloridas, escuras e delicadas separadamente pode sair muito caro. Existem roupas que precisam ser lavadas separadamente, claro, mas a maior parte das roupas vão juntas para a máquina - no máximo separa-se claras e escuras. Por incrível que pareça, não mancha. As roupas ficam desgastadas mais rapidamente, claro. Mas essa é a rotina aqui. 

E se eu precisar de lavagem especial?

Existem também lavanderias industriais que fazem lavagens especiais, como a seco ou em roupas delicadas. Mas essas são como as nossas, com funcionários, e mais caras do que as tradicionais. Para roupas delicadas ou especiais, vale a pena, mas não para as roupas do dia a dia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário