Ok, preciso admitir que tem muita gente folgada no país, mas para cada folgado, quantos outros são sobrecarregados? O Brasil é um país livre e pacífico, mas o povo não tem direito a usufruir disso. É uma minoria muito pequena que se cerca de privilégios. Não vamos ser ingênuos de que aquele funcionário que não faz nada durante o dia está feliz, porque viver com os salários da maior parte da população não é tarefa fácil. E como ele é com sua família e amigos? Ele tem família e amigos? Nosso julgamento por vezes é muito hipócrita em função da raiva que temos de tanta injustiça.
Nesse tempo que estou aqui aprendi mais sobre a nossa cultura do que a canadense, e confesso que não gostei muito do que vi. Eu mesma por vezes fui muito injusta e não me orgulho de muitos comportamentos que tinha aí e nem percebia. Talvez seja essa a maior riqueza de um intercâmbio. Quantas campanhas temos de "gentileza gera gentileza"? Um povo gentil não precisa se educar para isso porque é assim naturalmente. Aqui as pessoas pedem "com licença" e mantêm a porta aberta para o próximo que irá entrar no local. Alguém faz isso e naturalmente as outras pessoas também o fazem. Todos agradecem ao motorista do ônibus e andam nas calçadas de forma a não atrapalhar quem vem atrás. É invuluntário, e muito mais agradável. São pequenos gestos, mas que nos fazem chegar em casa bem, sem aquele peso ou cansaço exagerado. E não adianta ficar esperando para que o outro comece. É uma corrente de exemplos, que começa comigo. É muito mais fácil viver assim, acreditem! As coisas fluem de uma forma bem mais saudável e natural.
Vi um vídeo esses dias que exemplifica bem como as coisas funcionam (detalhe: elas realmente funcionam!), e gostaria de trazê-lo para exemplificar como é o cotidiano daqui, e frizar como ele de fato funciona bem. Não sei ao certo quem o fez e por qual motivo, mas é bem interessante pensar nisso.
muito lindo e tao simples......
ResponderExcluir