Páginas

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Curiosidades culinárias canadenses

A identidade do Canadá é ser um país de imigrantes, não tendo uma só cultura ou costumes, mas um misto de vários. E não poderia ser diferente com a alimentação, claro! O ritmo deles é bem universal: você come o que quiser, a hora que quiser. O ritmo normal deles é fazer pequenos lanches durante o dia e um jantar mais reforçado a noite (e mesmo assim, na maioria das vezes é sopa). Ou seja, não há grandes refeições, e nem horário fixo para elas. A maioria das pessoas trabalha em horários corridos e faz pequenas pausas, diferente de nós que dividimos o dia em turnos com pausas de uma hora, ou uma hora e meia. E é comum cada um levar o seu próprio lanche para onde for.
Claro que não é totalmente universal e muitas coisas não encontramos no mercado, e outras são inviáveis - carne e fruta, por exemplo, são comidas de rico. Um bife de gado custa 10 dólares, e um mamão papaia pequeno chega a custar 4,97. Em compensação sementes e frutas desidratadas são muito baratas, assim como 'snacks' (utilizados em lanches), tipo batata frita, ou produtos de padaria, como pão, muffin e croissant. Trouxe do Brasil leite condensado, que sabia que o daqui não era da mesma qualidade, e erva mate. Estou ostentando ambos aqui: uma lata de leite condensado custa 5 dólares, e não é tão concentrado como o nosso. Erva mate nem preciso dizer, né!? Impossível encontrar, assim como guaraná e fandangos.
Existem muitos cafés pela cidade, como Tim Hortons (mais conhecido como Timmy's), McDonalds e Starbucks, e por toda a cidade encontramos pessoas com copos de café ou chá na mão, comprados ou trazidos de casa. Mas tem um detalhe: o copo é gigante! O dobro do que estamos acostumados no Brasil. Esses dias fui procurar um copo de chá e não encontrei menor do que 500ml (para ter ideia, um copo americano comporta 250ml). O café daqui é mais fraco que o nosso e os cafés flavorizados (com sabor, como capuccino ou french vanilla) são muito populares. Os chás são bem concentrados, de qualidade, mas caros (Twinings, que é café chique no Brasil, é o mais barato daqui). Outra coisa interessante é que existem casas de chá, especializadas em vender chá in natura - com os ingredientes desidratados, mas não em saquinhos. E como são caros!
Bebidas alcoolicas são vendidas em lojas especializadas, e só é permitido consumí-las dentro de bares ou em dentro casa. Você não pode consumir cerveja fora de casa, mas pode colocá-las para gelar lá (é mais eficiente que a geladeira!). E menores de 19 anos não podem em hipótese alguma consumir bebida alcoolica em bares - não existe o "jeitinho brasileiro" de um maior de idade comprar e o menor consumir, pois se acotecer isso, ambos são expulsos do bar.
Nas praças de alimentação dos shoppings o cardápio é o mesmo durante todo o dia, e não encontramos buffets de comida como os nossos. Há somente lanches, e até o cachorro quente é diferente. O atendente entraga um pão com salsicha e você se serve de condimentos como quiser.  
Outra curiosidade são os tamanhos das embalagens: o 'padrão' é o nosso 'tamanho família', e é sempre bem mais vantajoso comprar em grandes quantidades. Vejam alguns exemplos dos exageros:
(muffins são bem populares, e consideravelmente baratos - este custou 4 dólares)
As "berries", como blueberry, cramberry e blackberry, são razoalvemente baratas e compõem muitas receitas culinárias daqui, como panquecas e bolos. 
Croissants também são populares. Esta embalagem vinha com 6 e custou 3 dólares.
Sementes, de tão populares, vem em pacotes enormes. Este custou 4 dólares. 

Iogurtes costumam vir com 12 potinhos. Este é sem lactose e sem açúcar e custou 5 dólares.

Há muitas opções de leite - integral, desnatado com várias porcentagens de gordura, flavorizado... Este é o que costumamos comprar, que é o comum, e custa por volta de 5 dólares.

Batata frita é a atração principal dos mercados. Tem de todos os sabores que se possa imaginar, e  existem molhos prontos, também de vários sabores, para todos os gostos e ocasiões. Esta custou 97 centavos.
Entre as curiosidades, está este snack que eu me apaixonei - cranberries envoltas em chocolate! Elas tem um sabor peculiar, muuuuuuuuuuuuuuito doce, mas viciante. Custa 4 dólares, o que eu acho um pouco caro, mas como não dá para comer muitas sem enjoar, acaba compensando.

Refrigerante não tem muita opção - basicamente coca (ou pepsi), fanta, sprite e este, que é sabor nacional, como nosso guaraná, mas feito com gengibre. Me parece bem semelhante ao gosto do guaraná, porém mais ácido. Muito bom!  

Também encontramos no mercado muitos pratos pré prontos, como mix de saladas e legumes, pratos congelados e este, que para mim foi o mais curioso - batatas prontas para assar. É só envolver as batatas no papel alumínio, mas por algum motivo, tem gente que prefere já comprar pronto.

Os lanches mais comuns daqui também merecem registro:



A cerveja é servida assim nos bares, ou em jarras (é cerveja, não chopp!):

E, para finalizar, um almoço brasileiro porque nós também somos filhos de Deus:
(o problema é que este prato tão simples no Brasil custa muito aqui, e só dá pra comer em ocasiões especiais, como hoje, que é meu aniversário!)

Assim que for conhecendo mais peculiaridades vou postando aqui para compartilhar com vocês. E se vocês tiverem curiosidades sobre as comidas daqui, como a forma como elas são encontradas ou preços, podem me perguntar que investigo! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário