Páginas

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Halifax Regional Library

Halifax é uma cidade cultura em toda a sua prática e teoria. Há muitos lugares dedicados à contar a história da cidade, do país e do atlântico, como museus, bibliotecas, e até os cemitérios trazem a história das catástrofes e são pontos turísticos. Já falei sobre o museu da história marítima do atlântico aqui, e hoje vou falar da mais nova atração turística/social, que é a biblioteca central. Ela, assim como o museu, não é apenas uma coleção de fatos e materiais históricos, mas um convite para mergulhar em outros mundos. Não tem como estar no prédio sem se sentir dentro de uma máquina do tempo, levando a outros momentos e realidades. Trago fotos para ilustrar este cubo de vidro mágico:



Há sofás e mesas espalhados por toda a biblioteca, em todos os andares e desde a entrada, para acomodar a quem quiser ler, estudar, navegar na internet, fazer encontros ou reuniões, ou simplesmente ficar por aí, um tempinho... (esses dias vi pessoas dormindo nos sofás depois do almoço, acreditem!):




Há também dois cafés, um no térreo e outro no último andar, para quem quiser lanchar ou somente tomar alguma bebida quente, tão necessária para a sobrevivência no inverno daqui:



Há um espaço dedicado só para crianças, com exibição de vídeos e filmes infantis e literatura separada por faixa etária:



A pesquisa no acervo é feita em totens digitais também espalhados por toda a biblioteca:

Quase todas as paredes são de vidro, onde se tem visões paronâmicas do centro da cidade e em vários ângulos:



Todo o prédio é muito bem sinalizado, e em todos os andares, no elevador, encontra-se esta placa, indicando o que há em cada lugar e onde você está:


Além de livros impressos, há também versões digitais que podem ser acessadas nos computadores da biblioteca e uma grande coleção de dvd's de filmes e cd's clássicos da música nacional e internacional, disponível a todos os associados:


Também há bolhas para quem quer se concentrar sem interferências visuais ou auditivas externas:



Em todos os andares há computadores para pesquisa interna na biblioteca e navegação em toda a rede (toda mesmo, não há restrições, como no Brasil. Se você quiser ficar o dia inteiro logado no facebook, ninguém vai te impedir disso):


]


Os livros são divididos por categorias, e nem mesmo os canadenses conseguem separar auto ajuda de psicologia (mas ainda tenho esperança que alguma alma evoluída entenda isso): 


A vista mais bonita é a do último andar:


Este ângulo é o mais privilegiado, onde pode-se visualizar de camarote o Citadel, maior ponto turístico da cidade e destaque em vistas aéreas. Trata-se de um antigo forte, muito importante no surgimento da cidade e nas guerras (quando for visitar faço um post exclusivo disso, mas ainda está muito frio para fazer turismo outdoor): 




Também há uma vista maravilhosa do porto:



Há um terraço com vista panorâmica para o porto, mas em dias de neve ele fica fechado:




Tenho passado boa parte dos meus dias nesta biblioteca, apesar de ter outra muito perto de casa. Mas esta é algo incrível, e como os nativos dizem, algo inovador até para Halifax. Muito aconchegante e convidativo!

Um comentário:

  1. Muito bom esse seu post Anaíse, parabéns!! Só p/ constar: esse prédio foi considerado um dos 10 prédios mais impressionantes de 2014! Veja no link http://www.cnn.com/2014/01/30/world/gallery/10-eye-popping-new-buildings-that-youll-see-in-2014/index.html?hpt=hp_c3 Continue com os post, virei visitar seu blog sempre =)

    ResponderExcluir