Páginas

terça-feira, 5 de maio de 2015

Retiro internacional

Uma das coisas que acontecem naturalmente (ou forçosamente) na vida no exterior é a reflexão e (des)valorização de coisas e pessoas que a rotina nos tira tal oportunidade. A saudade toma forma e nome, e quem não era tão importante acaba no esquecimento. O sentimento de solidão e de não pertença é constante, e tem outro formato. Claro que hoje está bem mais fácil, com tantas opções de comunicação e estar junto, mesmo que não fisicamente. A vida no Brasil segue, crianças nascem, pessoas morrem, festas acontecem e conquistas são colecionadas, e participar disso a mais de 9 mil km de distância fica inviável. Eu tinha consciência que tudo o que acontecesse nesse ano não teria a minha participação, assim como as minhas conquistas aqui eu não poderia compartilhar com todos que queria. Sentir isso na pele, porém, tem outra conotação, outro sentido.
Quando vim para cá a intenção era exatamente essa: ter meu retiro depois de 2 anos infernais. Refletir sobre decisões e relações é mais dolorido do que parece. Hoje eu já tenho mais firmeza nas próximas decisões e escolhas, mesmo sabendo que sempre há chance de erro. No início pensava que eu era a única a vir "fugida" de uma realidade nada boa, mas muitos que encontrei aqui tem a mesma história. Muitos deles vão se encontrar aqui e fixar moradia, outros vão se apaixonar em viajar e não vão querer fixar moradia em lugar nenhum, e outros, como eu, vão voltar pra casa sabendo que lá é, de fato, nossa casa. Muitas pessoas vão ser deixadas de lado, muitas outras vão ser ainda mais valorizadas.
Mas vocês devem estar pensando: isso se faz em qualquer lugar, em qualquer tempo. Posso até concordar em partes, pois a vida é sim feita de escolhas. O charme, porém, é a distância. Estar analisando a própria vida de fora, como quem assiste a uma novela, dá uma outra dimensão e outra visão, mais cética. Parece tão bom, mas nem todos suportam. Para mim, foi necessário e no momento certo. Se fosse antes, não estaria preparada para tanta mudança repentina. E é exatamente essa a ideia que quero compartilhar com este post: você está preparado para rever todos os seus conceitos? Se não estiver, pense nisso antes de sair do país. Você vai precisar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário