Páginas

terça-feira, 19 de maio de 2015

Prevenir é melhor do que remediar

Sou gaúcha e vivi por 10 anos em Santa Maria, tendo praticamente alma de cidadã da cidade. Acompanhei a tragédia da Kiss como se fosse uma vítima, tamanha foi minha empatia àqueles que lá estavam. Poderia ter sido comigo, pois a rotina das vítimas era a minha rotina em anos anteriores. Fui universitária lá e, apesar da boa educação que tive, estudei em um prédio sem a menor condição de segurança. A maior parte das janelas não funcionavam, algumas salas nem porta tinham e a escada de emergência era fechada com grade e sempre trancada com um cadeado. Mas isso foi há 5 anos, e antes da Kiss ninguém pensava em segurança. Talvez todos se sentissem seguros por nunca ter acontecido tragédias, que é o nosso tão famoso jeitinho brasileiro: nunca aconteceu... Por quê vou me preocupar?
Pois bem, agora minha rotina é em um país onde prevenção é levada a sério. Todos os prédios públicos possuem planos de prevenção de incêndio e rotas de fuga em locais visíveis. Todos mesmo, sem exceção. Em escolas e empresas todos são treinados sobre como reagir em casos de incêndio. No meu treinamento tive um turno inteiro dedicado a isso. O gerente nos levou a todas as saídas, de emergência ou não, e nos mostrou como proceder em caso de incêndio e outras situações de emergência, como ataque terrorista ou pessoa em emergência em saúde. Muitos empregos, que lidam diretamente com público, exigem que a pessoa seja treinada em primeiros socorros.
No prédio onde moro existem duas escadas de emergência, uma em cada extremo, facilmente acessíveis. Existem planos de fuga em todos os andares, próximo aos elevadores, onde todos os moradores precisam passar diariamente.
 



Em todos os corredores existem alarmes de incêndio e splinters (aqueles chuveirinhos que são acionados junto com o alarme de incêndio e ajudam a combater o fogo) e, acredite, dentro do meu apartamento (e em todos os outros também) existem 7 desses splinters, todos em pontos estratégicos a fim de cobrir toda a área em caso de incêndio. Eis a prova:



E vocês devem estar se perguntando: porque esse assunto agora?
Acontece que neste exato momento está tendo uma inspeção anual do sistema de combate a incêndio no prédio. Todos os alarmes estão sendo testados, assim como os sensores e os splinters. Todos! Estão passando nos corredores e de apartamento por apartamento para inspecionar o funcionamento e fazer adequações ao que não estiver correto. E isso que nosso prédio é antigo... Os novos devem ter mais esquemas de proteção ainda.
Eu sempre fui preocupada com prevenção, mas sei que sou exceção. Quando peço orientações para alguém sobre como proceder em alguma emergência geralmente ouço um "ai, não roga praga! Nunca vai acontecer!" Ok, mas e se acontecer, o que eu faço? Em uma emergência não vou ter tempo para aprender, preciso saber de antemão. E essa inspeção é para me mostrar que não estou errada, e que não é preciso esperar uma tragédia acontecer para aprender com ela. É preciso prevenir para que ela não aconteça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário