Páginas

quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Sobre o frio

Este é o assunto mais esperado e questionado: como é o frio aqui?
Sou gaúcha, desde pequena acostumada a enfrentar dias gelados comendo bergamota no sol e fugindo do minuano através de muitos casacos, blusas e mantas. Mas preciso confessar: eu não conhecia frio de verdade! O que temos aqui é algo completamente fora do imaginável para nós, brasileiros. Lá usávamos toucas e luvas realmente como acessórios, pois passávamom sem. Aqui qualquer pessoa que sair na rua sem proteção literalmente congela. É um frio diferente... A sensação é de estar sempre dentro de um freezer muito potente, com ventos que queimam a pele em poucos minutos. Com neve tudo fica pior - até respirar vira uma tarefa difícil. No entanto, tudo fica mais bonito. Ver a neve caindo é incrível! Parece ser um vendaval de flocos de algodão.
Antes de vir para cá não entendia porque as pessoas ficam tão dependentes da calefação. Pensava: "mas como as pessoas não conseguem viver na temperatura normal? É só colocar mais casacos!
Mas sério: é impossível viver sem calefação aqui. As coisas simplesmente não acontecem. Simples tarefas do dia a dia, como fazer comida ou ir no banheiro ficam impossíveis sem calefação. Uma dúvida minha agora é entender como as pessoas pobres sobrevivem, pois apesar de ser um serviço básico, não é barato. Ontem estava conversando com a dona da casa e ela mencionou "lugares mais fáceis de se viver". Isso realmente define aqui - não é um lugar fácil para sobreviver. Roupas de frio são relativamente caras e são necessárias várias, e a rotina não é como queremos, e sim como dá. Como dizemos no RS, "é só pra galo véio".
Hoje é apenas meu primeiro dia de neve. Quem vive aqui diz que depois que neva a temperatura fica mais agradável (ou menos congelável). Só poderei dizer amanhã...
Por hoje, algumas fotos do início da neve:


Nenhum comentário:

Postar um comentário