Páginas

sexta-feira, 5 de junho de 2015

Sobre preconceito a imigrantes

Quando escolhemos o Canadá, entre tantos motivos, nos pesou o fato de ser um país formado por imigrantes. Na minha ingenuidade de Brasileira e descendente de imigrantes, isso seria um facilitador, já que haveria, em tese, menos preconceito e mais ajuda mútua. De fato, é isso que vejo no Brasil - um país também de imigrantes, mas de outra época - em que as culturas se misturam e o orgulho pela origem segue forte em várias gerações. Mas parece não ser essa a lógica da imigração do século XXI, ou não conheço nossa história o suficiente para comparar.
Os canadenses nos recebem bem e são prestativos, isso é fato, mas também é fato que delimitam território. É só falar algumas poucas palavras com sotaque que vem a pergunta: de onde você vem? Isso vale para conversas cotidianas, encontros em paradas de ônibus, no elevador, em lojas... Se é algum desconhecido e que não vai haver continuidade na comunicação, qual a utilidade dessa pergunta?
Questiono-me isso desde que cheguei. No início, achava até interessante, mas depois cansa. Tem dias que nem dá vontade de conversar com ninguém para não ter que repetir a mesma ladainha: sou brasileira, estou aqui pelo intercâmbio de doutorado do meu marido e blá blá blá. Vocês devem estar se perguntando: mas porquê dá conversa para as pessoas na rua? Gente, eu juro! Essa enxurrada de perguntas seguidas pelo "where are you from?" vem, por vezes, depois de um simples "hi! how are you?" (Oi! como você está?), ou por um "how much is this?" (quanto custa isso?), ou "excuse-me" (com licença). Não precisa muita coisa mesmo. Eles dizem que o sotaque é diferente e marcante. Mas o que isso realmente vai mudar na vida deles?
Depois de me incomodar, me irritar e querer que todos se explodam, comecei a observar melhor quem pergunta. Geralmente são "patriotas" ou pessoas mais de idade, que, com a pergunta, delimitam um lugar especial para si mesmas: de onde VOCÊ vem? Sim, porque eu sou daqui! Você que é a "intrusa", ou quem deve entrar nas normas do meu jogo. Ou, então, são outros imigrantes, com preconceitos a imigrantes (oi?). Isso mesmo: imigrantes com preconceito a outras pessoas que fazem o mesmo. Muitos desses também fazem questão de tratar mal quem percebem ser imigrante. Para entender, basta ver o que nós, brasileiros, estamos fazendo com os haitianos desde que começaram a chegar no Brasil. O Brasil é feito por imigrantes EUROPEUS e BRANCOS. Qualquer coisa que fuja desse padrão vai ser esculaxada. O mesmo aqui. Vocês me perguntariam: mas vocês são brancos e de um país 'legal', qual é o problema? O problema é que somos de um país considerado em um nível de desenvolvimento abaixo do canadense, E, latino. Como influência do pensamento dos EUA, nada que vem do México para baixo pode ser bom, pois vem para se aproveitar e somente isso.
Consigo entender essa lógica, mas não me faz sentido. Como um país de imigrantes tem preconceito com imigrante? Claro que isso não é geral, por favor, não entendam assim. Muita gente passa a vida aqui sem se incomodar com isso. Mas a mim incomodou justamente por essa contradição. O país precisa de imigrante, precisa de mão de obra e de gente que povoe essa extensão toda de terra. Então, já que precisa, não seria lógico tratar bem para que queiram ficar mesmo aqui? Porque hoje, ao contrário da imigração brasileira, tem opção de volta. É diferente de deixar a europa em guerra em um navio para chegar em uma terra sem nada e não ter como voltar, e nem ter para onde. Hoje uma viagem aérea internacional resolve o problema.
Infelizmente não tenho essa resposta, pois sei que é extremamente complexa e subjetiva. O preconceito daqui tem muito de seu fundo na influência que os EUA exercem sobre o país e das ideias dos imigrantes europeus, em sua maioria irlandeses, que são xenófobos por natureza. Com a chegada de tanta gente diferente, a cultura tende a mudar, mas isso necessita de tempo. Com sorte as próximas gerações já serão diferentes. Só sei que isso me faz pensar em quanto agressivo é um preconceito, seja ele qual for, e como as pessoas sofrem sem nem mesmo poderem se defender. Que muitos agressores tenham a oportunidade de passar por isso algum dia a fim de repensar sobre isso. Mais amor, por favor!!

Um comentário:

  1. Moro há 4 anos no Canadá e dificilmente ouço essa pergunta, a não ser quando eu menciono algo do meu país de origem. Inclusive isso me chamou a atenção, pois no Brasil estrangeiro chama muita atenção. Os imigrantes brasileiros não tem sotaque, pois já são filhos de imigrantes, nascidos no Brasil. Não é o nosso caso no Canadá, são situações diferentes. Vejo muito mais preconceito em geral no Brasil do que no Canadá, é apenas a minha percepção.

    ResponderExcluir