Páginas

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Meus "tem que"

Uma das coisas que mais tem me incomodado na rotina no exterior é o "ter que". "Você tem que pensar de tal jeito, tem que agir assim e tem que fazer algo dessa maneira". Ok, eu sei que eu sou a estrangeira e preciso respeitar a cultura local, afinal, eu vim até ela, e não ela até mim. Também não quero que ninguém mude algo por mim. Mas eu tenho uma história, e quero que isso seja respeitado. Não nasci ontem, tampouco cheguei aos 28 anos sem dificuldades ou batalhas.
Deixa eu explicar melhor. Minha educação aqui é questionada por ser do terceiro mundo - até agora apenas um local me deu oportunidade para mostrar o que sei e me avaliou pelos meus conhecimentos reais, que por sinal, foi um local que me aceitou e me acolheu muito bem, abrindo uma grande oportunidade de vivência. Os demais locais simplesmente leem "Brazil" no meu currículo e o descartam. Poxa, se quem quis me ouvir gostou, quer dizer que não é tão ruim assim. Minha universidade é tão boa quanto a daqui, mas quando digo isso ouço que "não é A daqui", como se fosse a única referência positiva. Minha experiência também é questionada por ser de terceiro mundo E em uma instituição pública. Eu explico que existe uma seleção por concurso público, que não é fácil (porque aqui não existe qualquer tipo de seleção), mas como não é do cotidiano deles, eles presumem que não é bom. Já questionaram inclusive minha prática de maquiadora, comprovada em fotos - tem que ter curso daqui senão não vale (what????).
Mas de canadense entende-se - afinal, a realidade deles é essa e sempre foi assim. Os piores "tem que", no entanto, tem vindo de brasileiros como eu, e a maioria que ainda está ou (já voltou) no Brasil. Para quem está no Brasil o exterior é um paraíso, e quem tem oportunidade de sair do país "tem que" adorar e se sentir privilegiado. Isso me parece um pouco de ingenuidade, pois nenhum país é o paraíso. Temos muitos problemas no Brasil, sim, mas todo país tem seus problemas. É uma questão de escolha e valores. Aqui se compra eletrônicos por um preço bem mais baixo, o transporte é bem mais tranquilo e sem tantos congestionamentos, e o poder de compra é maior. Porém, comer carne e fruta é luxo - são produtos caros e ruins. Churrasco como o do RS nem rico aqui consegue. A saudade de pessoas especiais é grande, mesmo com internet, e a solidão também, afinal, chega-se em um lugar com pessoas totalmente desconhecidas e leva-se um tempo para fazer novas amizades e contatos. O frio judia qualquer um pela intensidade e extensão. As pessoas tem um ritmo mais leve, que é bom, mas estranhamos muito no início (principalmente quando dependemos de algum serviço que foge do padrão de quem executa).
Você deve estar pensando o que eu quero com esse post. Já escrevi outros mostrando que o exterior não é tão lindo quando parece, e esse é mais um. Não quero desencorajar ninguém nem sujar a imagem do país, mas preciso desabafar e alertar pessoas como eu. Oi?? Sim, se eu soubesse disso antes, não teria criado tanta expectativa e me decepcionado de forma tão intensa. Estaria com os pés no chão. Eu não tenho que estar realizada aqui, eu "tenho que" aproveitar o que é bom e diferente. Eu só "tenho que" superar as dificuldades, e nada melhor pra isso do que trocar uma ideia. Através do blog tenho conversado com muita gente que tem sonhos em dúvidas e está prestes a experienciar essa aventura. Com esses eu "tenho que" ser sincera. Com os demais, "tenho que ter" paciência, e seguir com minha mescla de sentimentos com os quais "tenho que" lidar diariamente.

Um comentário:

  1. Você tem razão em falar dessas coisas, enquanto muitas coisas aqui no Canadá são melhores que no Brasil, outras não necessariamente. Muitas pessoas que querem sair do Brasil, principalmente agora com essa onda de protestos e afins, imaginam que o Canadá ou outros países tidos como de primeiro mundo, são paraísos onde tudo funciona.

    O Canadá é diferente do Brasil e em muitos aspectos não é melhor, nem pior, simplesmente diferente. As pessoas não são mais frias, são diferentes, e eu atesto isso com minha própria experiência de ter sido acolhido por uma família canadense como se fosse um deles, porém há diferenças na forma como os familiares e amigos se tratam aqui e no Brasil. Ou ainda em outros países.

    No geral, as coisas são mais organizadas por aqui, mas vai de cada um tentar perceber o que faz sentido para si. Faz sentido passar por essa experiência da "experiência canadense" que simplesmente ignora o teu passado? Depende de cada um. Para a minha realidade, a vida no Canadá é mais tranquila e há uma maior qualidade no dia a dia, mas está longe de ser perfeita.

    Posts como o teu, contando a experiência de alguém que está aqui passando por tudo isso no dia a dia, são bons para que os interessados possam analisar todos os pontos de vista antes de tomar uma decisão. Acredito que em qualquer situação na vida, manter os níveis de expectativa não muito altos e nem muito baixo, só traz benefícios. Informar-se e preparar-se ainda são as melhores dicas para quem está nesse caminho da imigração e o teu post só veio agregar.

    Boa sorte na caminhada e qualquer coisa que precisar estamos aí!

    ResponderExcluir