Eis que depois de dois meses, a resposta do meu futuro chegou!!!
Parece que tive azar, pois a maior parte das pessoas que foram para o Canadá tiveram a resposta do visto bem rápido. O visto do Carson chegou logo, e quando chegou o dele pediram documentações adicionais do meu, como comprovação do financiamento no período da estadia e maiores comprovações da união com o Carson, já que o pedido foi de visto familiar. E aconteceu um atraso por um motivo muito banal: quando estes documentos foram enviados, o consulado não recebeu. Porém, apenas percebemos isso quando o prazo terminou e, ao entrar em contato com eles, eles alegaram este não recebimento. Atrasou no mínimo 2 semanas na resposta. Depois da garantia do recebimento, foi bem rápido -enviamos na terça, eles receberam na sexta e responderam na terça.
O processo de solicitação do visto é relativamente simples, mas para ter maior garantia contratamos uma empresa para fazer isso por nós. Contabilizamos que se algo desse errado, a taxa do consulado seria bem maior do que o valor que a empresa solicitou. Além disso, foi muito tranquilo. Eles solicitaram a lista de documentos, enviamos a eles, eles enviaram todos os formulários preenchidos para assinarmos e depois avisaram a resposta. Para quem está sem tempo ou cabeça, ou quer maior tranquilidade, recomendo! A empresa que contratamos foi a Sul Vistos, de Porto Alegre, e gostei bastante dos serviços deles. Sempre que entrei em contato tive respostas super rápido, e eles tinham contato direto com o consulado, o que não consegui por mim (quando tentei entrar em contato com o consulado, eles avisaram que não poderiam dar respostas do processo, que era sigiloso). Enfim, não me arrependo dessa escolha. Saiu um pouco mais caro (cerca de 200 reais) mas me poupou muito tempo e preocupação, que deixei para gastar em outras coisas da viagem (e te falo em coisas!).
Agora os próximos passos são terminar as malas e iniciar o período de despedidas. E essas últimas serão longas, visto que não é apenas uma mudança de cidade/país, mas é um período da minha vida que se encerra. Sair de Santa Maria é declarar o fim de qualquer transição - agora sou adulta, casada (confesso que essa percepção me assustou bastante) e qualquer consequência, boa ou ruim, é minha. Quem disse que seria fácil, né?! Só espero que todo este esforço valha a pena, e que eu possa encontrar no Canadá o conforto e oportunidades que Santa Maria não me oferecem mais. Foi bom, foi difícil e foi recompensador. Mas agora preciso de mais - não caibo mais aqui, nem a cidade me quer mais. E a escolha não foi por acaso. Houve um processo longo e exaustivo, que se iniciou há 2 anos, na procura de um local que pudesse oferecer as oportunidades que procuramos e que pudesse nos acolher com todos os sonhos e marcas da vida. Foi aí que chegamos ao Canadá e, posteriormente, a Halifax. E aqui a foto que fez com que eu me apaixonasse pela cidade:
Lindo, não?!
Minha meta é chegar ali e (tentar) tirar uma foto de bombacha, camiseta do Rio Grande do Sul (ou do Grêmio) com a cuia na mão. Duvida? Então continua acompanhando minha aventura que aposto que vai ser (no mínimo) interessante e engraçada!
Nenhum comentário:
Postar um comentário