Páginas

terça-feira, 3 de novembro de 2015

Sobre o silenciamento na volta

Aqui venho eu, novamente, contar minhas percepções e desabafos...
Logo que cheguei todos me perguntavam sobre minha experiência e porque havia voltado. Como disse no post anterior, eu me silenciava porque não me sentia bem falando sobre isso. Ainda me sentia um pouco confusa entre o fracasso de não ter feito dar certo e a coragem de ter voltado. Agora, já reestabilizada, quero poder contar sobre o que vivi e aprendi. Mas sou silenciada. 
Poucas pessoas se interessam em ouvir sobre o outro país, mas a maioria me olha com certo desprezo, como se eu estivesse "me achando", ou querendo ser superior por ter ido. Já ouvi, inclusive, um "volta pra lá se é tão bom assim". Não quero dizer se é bom, se é melhor, ou seja lá como entendem. Quero apenas dizer que é diferente, e existe, sim, uma outra forma de ver o mundo. 
Novamente me sinto deslocada, sem pertencer a mundo nenhum. Não sou daquele mundo, pois nasci aqui, mas também não sou mais desse mundo, pois ganhei um novo ponto de vista ao viver lá. Também não posso me queixar em ter voltado, pois sou muito mais feliz aqui. Só quero poder compartilhar o que vi e vivi e elaborar minhas novas opiniões. 
"Uma mente, quando se abre para uma nova ideia, nunca mais volta ao tamanho original". Einstein nunca fez tanto sentido....

2 comentários:

  1. Não existe lugar perfeito mais é um lugar bom de se viver e concordo com o que vc disse .. adoro acompanhar seus texto =) e boa sorte na sua nova jornada

    ResponderExcluir
  2. Tentar a vida em um novo lugar não é fácil mas regressar ao seio materno é ainda mais difícil. Não se é de lá e também não se é mais daqui... Talvez regressar pode te dar uma visão melhor de tudo que viveu. Boa sorte e sucesso!

    ResponderExcluir