Páginas

domingo, 8 de março de 2015

Horário de primavera

Essa noite começou o horário de primavera aqui em Halifax (equivalente ao nosso horário de verão), com a justificativa de poder aproveitar mais a luz do sol. Com o inverno rigoroso e com tão pouca luz do sol entendemos perfeitamente a vontade de ver o sol por mais tempo - no auge do inverno o dia começa as 8h da manhã e termina as 4h da tarde. Não sei ao certo como é a economia de energia, se justifica a troca, mas ela também é responsável pelo horário de primavera. A única coisa bizarra é que ainda está nevando... Mesmo que daqui a duas semanas começa oficialmente a primavera. E com tanta neve acumulada nas ruas, vamos lembrar do inverno por muito tempo ainda.
No cotidiano da cidade já é notável a celebração da primavera. As roupas de inverno entram em promoção e aos poucos vão dando espaço para roupas mais leves, e muita roupa de praia (?!). As pessoas estão saindo mais de casa, mesmo que por curtos espaços de tempo, e já estão sendo planejados eventos e festas ao ar livre. O mercado de trabalho renasce e muitas vagas já começam a ser ofertadas. E aos poucos a natureza também vai sendo modificada.
De fato, só quem vive um inverno rigoroso entende esse renascimento e o real significado da primavera. Estamos só no início, mas vou descrevendo a vocês todo esse processo, enquanto no Brasil também se comemora a mudança - ao contrário. Afinal, só quem vive o verão tão rigoroso é capaz de entender a alegria dos primeiros frios... (coisa inimaginável para canadenses - eles ficam surpresos quando conto do nosso verão, pois dificilmente presenciam o termômetro passar de 30 graus). Nenhum extremo é bom, muito menos quando é prolongado. É incrível a capacidade do ser humano se adaptar a condições adversas. Pena que não percebemos isso, a não ser quando enfrentamos os extremos opostos à nossa rotina. Isso fica para uma próxima oportunidade. Enquanto isso vou curtindo o renascimento da luz solar na minha rotina...

Nenhum comentário:

Postar um comentário